Resiliência: a capacidade de suportar impactos

Segundo Eli da Veiga, há uma tendência de se confundir o conceito de resiliência com resistência, mas são duas coisas muito diferentes

 20/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/04/2017 as 12:21

Logo da Rádio USP

.

Foto: Rodolfo Oliveira/ AG. Pará via Fotos Públicas
Foto: Rodolfo Oliveira/ AG. Pará via Fotos Públicas

O conceito de resiliência, em sua relação com a sustentabilidade, é o tema da coluna desta semana do professor José Eli da Veiga. Confinado durante muito tempo apenas à área da engenharia, foi somente nos últimos 40 anos que o conceito de resiliência invadiu outras duas áreas do conhecimento: a ecologia, em 1973, e a psicologia, em 1974. Nos dois casos, para designar o fenômeno bastante recorrente, mas pouco compreendido, da capacidade de absorção de choque por parte de um material e sua subsequente reorganização para funcionar como antes, sem mostrar qualquer sinal de deformação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.