Resgate de trabalhadores não acaba com trabalho escravo no Brasil

Maria Hemília Fonseca comenta que a situação conta com apoio dos beneficiados pela mão de obra escrava e precisa de ação do Estado para ser superada

04/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 05/02/2021 as 16:06
Trabalho escravo: 45.028 pessoas foram resgatadas no Brasil entre 2003 e 2018. A agropecuária foi o setor que concentrou maior número de resgates  Foto: Ministério do Trabalho via Fotos Públicas

Nos últimos meses, várias ações do Ministério do Trabalho têm libertado inúmeros brasileiros em condições análogas à escravidão. Só em 2020, foram cerca de mil pessoas resgatadas nessas condições. Essas ações, alerta a professora Maria Hemília Fonseca, professora e pesquisadora na área de Direito Internacional do Trabalho, Desenvolvimento e Sustentabilidade na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, mesmo indenizando o trabalhador resgatado, não acabam com a prática do trabalho escravo.

Para a pesquisadora, esse é um ciclo produtivo, fruto de um conjunto de agentes: desemprego, falta de qualidade de vida e de “políticas de ação e educação do Estado”, além de apoio dos próprios beneficiados por essa mão de obra. “O sistema não consegue inserir essas pessoas em outras formas de ver a própria dignidade e condição de sobrevivência; além disso, a pouca escolaridade e menores oportunidades de emprego são fatores de vulnerabilidade para a entrada no trabalho escravo.”

É um contexto de trabalho em condições degradantes; ocorre sob ameaça de penalidade física ou psicológica, com restrições de documentação e dívidas da própria alimentação, e, também, em que o “trabalhador não se oferece de espontânea vontade. Muitas vezes, quando esse processo acontece, ele não tem volta”, explica a professora.

Por isso, diz a professora, é necessário investimento do governo em educação, educação infantil, em superação de condições de pobreza, como a qualificação profissional da população. E essas também devem ser as exigências da sociedade. “Nós podemos contribuir, olhando para esse processo de cadeia produtiva, exigindo as fiscalizações e apoiando quem as realiza.”

Segundo dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, lançado em 2017 pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 45.028 pessoas foram resgatadas em situação de trabalho escravo no Brasil, entre 2003 e 2018. A agropecuária foi o setor que concentrou maior número de resgates, basicamente nas áreas de criação de bovinos para corte, cultivo de arroz, fabricação de álcool, cultivo de cana de açúcar e fabricação de açúcar em bruto.

+ Mais

Trabalho análogo à escravidão ainda persiste no mundo

Violando os direitos humanos e a liberdade de trabalho, o trabalho análogo à escravidão vai contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos que, em seu artigo 23, diz: “Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho”.

Leia mais sobre o tema: Trabalho análogo à escravidão ainda persiste no mundo.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.