Renato Janine fala sobre a mudança da ética através dos tempos

Segundo o professor Janine Ribeiro, questões éticas nunca são questões fáceis

 11/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 20/10/2016 as 14:26
Por
20160511_04_th_escravidao
Foto: Wikimedia Commons

A mudança da ética ao longo do tempo é o assunto do colunista Renato Janine Ribeiro em sua participação semanal na Rádio USP. Ele revela que o que foi ético numa época nem sempre o é na época seguinte, da mesma forma que os costumes também mudam com o tempo.

Um exemplo é o adultério, considerado uma falta grave em épocas passadas e hoje amplamente tolerado pelo meio social. Da mesma forma a escravidão, tida como normal até o final do século 19, e hoje taxada como prática odiosa. De acordo com o professor Janine Ribeiro, há valores que se alteram ao sabor do tempo, mas, quando se lida com a ética, é muito difícil considerar que o que era bom em outra época é ruim hoje ou vice-versa, ou seja, revisitar a história nem sempre dá certo na resolução desse enigma, uma vez que questões éticas nunca são questões fáceis.

Logo da Rádio USP

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.