Relatório divulga os efeitos das mudanças climáticas na saúde

Para colunista, é hora de a saúde humana entrar nas negociações mundiais sobre o clima

 30/10/2017 - Publicado há 6 anos

No dia 31 de outubro, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recebe o lançamento do relatório Lancet Countdown: Monitorando o Avanço na Saúde e nas Mudanças Climáticas. Esse é um estudo inédito, fruto da parceria de 24 instituições acadêmicas e agências governamentais do mundo.

O professor Paulo Saldiva lembra da importância desse momento para incluir a saúde dentro da pauta das mudanças climáticas no mundo. “A partir desse conjunto de indicadores é possível traçar uma estratégia global e medir como as mudanças climáticas estão afetando a saúde de todos”, diz o colunista. Saldiva aponta a expansão da fronteira geográfica da febre amarela como um exemplo do desequilíbrio causado pelas alterações no meio ambiente.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.