Relatório mostra aumento de imigrantes no mercado de trabalho brasileiro

Para André Carvalho Ramos, é importante ressaltar que o fluxo de pessoas que vem para o Brasil não significa um encargo para o País

 28/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

Desde 21 de novembro de 2017, está em vigor nova Lei de Migração, de número 13.445, substituindo o Estatuto do Estrangeiro. Venezuelanos e haitianos têm destaque no mercado de trabalho formal. A maior parte desses trabalhadores recebe entre 1 a 2 salários mínimos. São Paulo é o Estado que mais absorve essa mão de obra, composta de homens brancos, com idade mais elevada, entre os trabalhadores mais qualificados. As mulheres qualificadas aumentam sua participação. Jovens trabalhadores de cor preta, com menor tempo de chegada, completam o grupo.

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública registraram novos fluxos migratórios para o País, a maioria proveniente do Hemisfério Sul. Em 2017, 32,7% dos migrantes com vínculo formal ocupavam, inicialmente, vagas no setor de produção de bens e serviços industriais, seguido pelo setor de serviços e vendedores do comércio em lojas e mercados.

André Carvalho Ramos, professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP, cita que “o Brasil tem em torno de um milhão de migrantes em situação regular e irregular”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.