Regras imutáveis na Constituição buscam garantir direitos dos cidadãos

As regras garantem a soberania da nação e a continuidade do regime democrático de direito

O primeiro boletim Em dia com o Direito desta semana discute as hipóteses nas quais a Constituição não pode sofrer alterações. O parágrafo quarto do artigo 6º da CF traz o rol dos aspectos que não podem ser alterados, que são as chamadas cláusulas pétreas. Essas cláusulas não poderão ser abolidas enquanto a Constituição estiver em vigor.

As cláusulas pétreas são: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos poderes e os direitos e garantias individuais. A razão de haver regras imutáveis na Constituição é garantir os direitos fundamentais dos cidadãos.

O Em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.  

 
Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.