Regiões pobres são as que mais sofrem com falta de coleta seletiva em SP

Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP analisou a distribuição do serviço durante três anos

 31/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 01/02/2019 as 11:16
Por
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na cidade de São Paulo, o serviço de coleta seletiva é distribuído de maneira desigual, privilegiando as regiões mais ricas e deixando a desejar nas regiões vulneráveis. Essa é uma das conclusões apontadas pela pesquisa de doutorado de Marli Aparecida Sampaio, advogada e presidente da ONG SOS Consumidor.

A tese foi defendida pela Faculdade de Saúde Pública da USP e analisou a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos entre os anos de 2013 a 2016, no município de São Paulo. Para chegar a esse resultado, a pesquisadora cruzou dados fornecidos pela Prefeitura com dados do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, que aponta as regiões mais vulneráveis de acordo com a renda, acesso a serviços públicos, saneamento básico, entre outros itens.

Na reportagem acima, ela fala dos resultados da pesquisa e sobre como a população é impactada pelas políticas adotadas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.