Reformas políticas: elas são mesmo necessárias?

Para professora da Faculdade de Direito, ainda é cedo para pensar em alterar o sistema político brasileiro

 30/11/2018 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

O sistema político brasileiro passou por diversas mudanças desde a redemocratização,em 1998, mas dessas nenhuma foi estrutural. A instituição do Parlamentarismo, por exemplo, foi rejeitada em 1993. A mudança recente de maior impacto no modelo partiu do Judiciário, que proibiu que as empresas continuassem doando recursos aos políticos. Nas eleições deste ano, alguns candidatos à Presidência propuseram reformas, mas, para a professora do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, Maria Paula Dallari Bucci, é cedo para pensar em alterações no atual sistema político.

Ela acha preocupante, por exemplo, propostas como a de adoção das candidaturas avulsas. Acompanhe a entrevista, na íntegra, pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.