Reforma política volta à agenda do Congresso, com foco nas eleições 2022

Para Glauco Peres, as medidas não são simples e devem ser articuladas em formato de Projetos de Lei, que demandam tempo, porque alteram a Constituição

 05/04/2021 - Publicado há 3 anos
Um dos principais pontos da reforma está relacionado à possível implementação do sistema eleitoral distrital ou “Distritão” -Foto: Gustavo Lima/Fotos Públicas

A reforma política volta ao radar do Congresso, agora com foco nas eleições de 2022. Alguns assuntos já tidos como finalizados — como a proibição de formação das coligações para cargos legislativos, vigentes desde as eleições de 2020 — retornaram à pauta da Câmara presidida por Arthur Lira (PP-AL), que já sinalizou prioridade de discussão dessas questões. Porém, as medidas não são simples e devem ser articuladas em formato de Projetos de Lei, que demandam tempo, porque alteram a Constituição.

No Brasil, todas as eleições nacionais consecutivas desde 1998 passaram por alterações, conta em entrevista ao Jornal da USP 1ª Edição Glauco Peres da Silva, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. “Manter as mesmas regras é saudável. Essas que acompanhamos no fim da última eleição são muito importantes. Passos que precisaríamos tentar preservar.”

Em relação à possibilidade de mudança nas recentes cláusulas de barreira das coligações — reuniões de partidos que disputam conjuntamente a eleição —, ele destaca problemas de representação e também o aumento da fragmentação partidária no Congresso. Elas seriam aplicadas pela primeira vez em nível nacional em 2022, o que, segundo ele, não é desejado por muitos dos parlamentares.

O segundo ponto principal da reforma está relacionado à possível implementação do sistema eleitoral distrital ou “Distritão”, o qual prevê que sejam eleitos aqueles com mais votos absolutos. Atualmente, eleições para cargos legislativos seguem o sistema de distribuição proporcional, em que a apuração da eleição é feita proporcionalmente às cadeiras que podem ser ocupadas por cada sigla. 

Para Silva, a única vantagem dessa proposta, do ponto de vista do eleitor, seria a facilitação do entendimento do processo eleitoral. “Quando se propõe o ‘Distritão’, [a ideia] é acabar com a dimensão partidária. Fazer com que a apuração recaia somente à lista dos indivíduos.” Isso poderia ampliar o poder dos eleitos que não estariam fortemente ligados às siglas. “O mais emblemático é pensar onde esse sistema é adotado: até onde se tem notícia, somente na Câmara de Deputados do Afeganistão”, diz.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.