Refluxo, um problema que muitos desconhecem possuir

Tosse, mal-estar, azia e queimação são alguns dos sintomas da DRGE

 14/08/2019 - Publicado há 5 anos
Por

O refluxo é uma doença que atinge quase 30% dos brasileiros em qualquer idade. Ele ocorre por alterações no esfíncter, que separa o esôfago do estômago. O esfíncter é como uma válvula, que deveria impedir o retorno dos alimentos, mas, quando falha, seu conteúdo gástrico, uma substância ácida e irritante, pode chegar à boca causando danos aos dentes, além de ocasionar problemas na laringe e pulmões.

É muito comum os bebês terem refluxo. Por isso, sempre se diz que os recém-nascidos precisam arrotar após mamar, para que esse conteúdo líquido não retorne. Não existe cura para o problema, mas há tratamentos e paliativos. Inclinar a cama para dormir pode ajudar a minimizar os sintomas, como lembra o doutor Roberto Oliveira Dantas, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, que explica o que é a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) na entrevista cujo link pode ser acessado acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.