Refino do petróleo está no centro do problema do preço dos combustíveis

A maior parte do petróleo brasileiro necessita de refinarias com tecnologia especial para beneficiar o produto

 27/07/2018 - Publicado há 6 anos

O Conselho de Desenvolvimento Econômico (Cade) está discutindo o fim do monopólio do refino do petróleo pela Petrobras. Favorável à proposta, o professor José Goldemberg explica que a questão do refino está no centro do problema do preço dos combustíveis. “O Brasil é autossuficiente na produção de petróleo”, lembra o colunista. “Mas o parque de refino é insuficiente.” Ele destaca, ainda, que petróleo brasileiro é, em grande parte, do tipo pesado, mais denso, e exige refinarias com tecnologia especial para seu processamento. Por isso, atualmente, o País exporta petróleo bruto e importa combustível refinado. “Porque não há refinarias aqui que decomponham o petróleo nas proporções necessárias.”

Para o colunista, o término da construção de refinarias que já foram iniciadas em anos passados seria uma boa iniciativa, mas o governo tem dificuldades orçamentárias para tanto. Nesse contexto, associar-se a empresas estrangeiras seria uma solução possível.

Ouça, no player acima, a íntegra da coluna Energia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.