Redução de riscos de desastres é tema do programa “Diversidade em Ciência”

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista uma especialista no tema, a professora e jornalista Cilene Victor da Silva

 04/02/2019 - Publicado há 3 anos

Nesta edição do Diversidade em Ciência, o professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista a professora e jornalista Cilene Victor da Silva, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, atualmente desenvolvendo estudos na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos. Entre suas preocupações imediatas está a redução de riscos de desastres, tema sobre o qual já escreveu um livro. Nesta entrevista, ela fala sobre riscos ambientais e tecnológicos, comunicação e populações em estado de vulnerabilidade.

“Os desastres (ambientais) têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos em decorrência das mudanças climáticas, mas também em decorrência de um aumento da iniquidade social”, afirma ela. Daí a importância de uma série de programas e iniciativas para contemplar ações e esforços nas esferas do governo, sociedade civil, mídia e demais setores sociais, tudo para a redução dos riscos de desastres e seus impactos.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 8,27 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco em 872 municípios do País – Foto: Divulgação / Prefeitura de Petrópolis via Agência Brasil

Acompanhe a entrevista completa pelos links acima.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às 2h, e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação do jornalista e professor Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale. O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM  pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.

  

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.