Rankings universitários estão em foco no “Diversidade em Ciência”

O programa também trata das diversidades étnico-sociais como os novos indicadores de qualidade

 22/04/2019 - Publicado há 5 anos

 

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Sabine Righetti, coordenadora e membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (Rede Rankintacs). Ela também foi idealizadora, organizadora e coordenadora acadêmica do Ranking Universitário da Folha (RUF), avaliação de ensino superior do País que envolve coleta de dados em diferentes bases nacionais e internacionais. O RUF, que é o único indicador nacional de ranking de universidades brasileiras, é uma proposta inédita de classificação do ensino superior brasileiro, tendo rendido a Sabine Righetti os Prêmios Folha de Jornalismo 2012 e Estácio de Jornalismo 2013.

Durante a entrevista, Sabine fala sobre os critérios dos rankings no Brasil e em outros países e também sobre as questões das diversidades destacadas como elemento positivo na classificação das instituições. “Existe hoje debate internacional sobre a importância das diversidades (étnicas, de gênero, sociais e outras) nas universidades; segundo diversos estudos, percebe-se que universidades que têm essas características produzem mais e melhor”, afirma. Ela ainda destaca que “as melhores universidades do mundo têm buscado as diversidades porque sabem que isso tem um impacto na qualidade do ensino e nos indicadores de qualidade”.

Sabine Righetti, do RUF e Rede Rankintacs – Foto: Ricardo Alexino Ferreira

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidades e os direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.