Rádios comunitárias

As rádios comunitárias surgiram no Brasil em 1987, com a Assembleia Nacional Constituinte. Para discussões democráticas, os meios de comunicação têm um papel fundamental, sobretudo

 27/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 28/09/2022 as 10:47
Logo da Rádio USP

As rádios comunitárias surgiram no Brasil em 1987, com a Assembleia Nacional Constituinte. Para discussões democráticas, os meios de comunicação têm um papel fundamental, sobretudo para dar voz àqueles que moram na região do ouvinte. “A ideia era desenvolver um sistema de comunicação que permitisse que a comunidade se enxergasse no rádio e na televisão”, explica Luiz Fernando Santoro, radialista e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Do nascimento na América do Norte, nas décadas de 1960 e 1970, as rádios comunitárias alcançaram as periferias brasileiras. Esse é o caso da Rádio Favela, emissora da capital mineira.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.