Rádio USP estreia programa sobre temas da atualidade

Edição de estreia de “Diálogos na USP – Os Temas da Atualidade”, na sexta-feira, dia 6, debateu o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Glauco Perez da Silva e José Augusto Guilhon Albuquerque - Marcos Santos / USP Imagens
Glauco Perez da Silva e José Augusto Guilhon Albuquerque – Marcos Santos/USP Imagens

A Rádio USP FM (93,7 MHz) fez a estreia do programa “Diálogos na USP – Os Temas da Atualidade” na sexta-feira, dia 6, às 11 horas. Nesse primeiro programa, o tema discutido foi o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Participaram ao vivo, no estúdio, os professores José Augusto Guilhon Albuquerque, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Glauco Peres da Silva, também do Departamento de Ciência Política da FFLCH e pesquisador do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (Neci). Por telefone, foram ouvidos a socióloga Maria Victória de Mesquita Benevides, da Faculdade de Educação da USP, e Brasílio Sallum Junior, do Departamento de Sociologia da FFLCH. A mediação foi do jornalista Marcello Rollemberg.

Para o professor Guilhon Albuquerque, o processo de impeachment é legítimo. “Do ponto de vista legal, não há duvidas”, avaliou. Já Glauco Peres ponderou a questão do crime de responsabilidade. “Abre um precedente perigoso para que governos minoritários não consigam governar e caiam.”

Na opinião de Maria Victória Benevides, o “processo de impeachment é absolutamente ilegítimo e portanto um golpe”. A socióloga enxerga uma “conspiração cujo objetivo maior não é nem tirar a presidente Dilma, é destruir o projeto político e social do Partido dos Trabalhadores”. Para Brasílio Sallum, “trata-se de um processo jurídico-político que, no fundo, depende muito da existência ou não de uma crise”.

Ouça o programa na íntegra a seguir:

Bloco 1

logo_radiousp

Bloco 2

logo_radiousp

Bloco 3

logo_radiousp

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados