Quem tem medo do Estado Islâmico?

O autoproclamado Estado Islâmico é um fenômeno novo, diferente do jihadismo que conhecíamos

20161013_islamismo_colunistamarilia
Estado Islâmico – Foto: Divulgação

Os principais alvos da violência do autointitulado Estado Islâmico foram e são os milhares de muçulmanos diariamente assassinados na Síria e no Iraque e os milhões de refugiados da região, que tentam escapar das atrocidades do Daesh e de tiranos locais, e se tornaram aquilo que o filósofo italiano Giorgio Agamben chama de homo sacer, isto é, o “não cidadão”, alguém privado de qualquer direito, civil ou humano, e que foi reduzido à mera existência biológica.

Leia o artigo da professora Marília Fiorillo sobre o assunto publicado no site do Jornal da USP – http://jornal.usp.br/artigos/quem-tem-medo-do-estado-islamico/ 

Ouça na íntegra a coluna da professora Marília Fiorillo:

logo_radiousp

 

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •