Queda na bolsa de valores desanima investidores e valoriza o dólar

Com a economia instável, investidores saem do Brasil e depreciam o valor do real

 13/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre a movimentação do dólar e a desvalorização do real. Segundo o professor, neste momento, a taxa de câmbio precisa ser flexível, pois a âncora para controlar a inflação são os juros. “O câmbio afeta também a inflação, pois quando o real perde valor, a importação fica mais cara e afeta o preço de diversos produtos.”

Ainda segundo o professor, a desvalorização do real leva ao aumento da exportação e consequente barateamento do produto lá fora. Por isso, diz Nakabashi, o Banco Central já está preocupado com o aumento da taxa de câmbio. “Por isso, o Banco Central não mexeu na taxa de juros.”

De acordo com o professor, os investidores estão saindo do Brasil, causando uma queda na bolsa de valores e levando o dinheiro para fora do País. “O real é uma das moedas que mais se depreciaram, principalmente após a intervenção do Banco Central.”  Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.