Bem-estar de gestantes é foco da Medicina de Ribeirão Preto

Os projetos desenvolvidos em parceria com a OMS pretendem reduzir a mortalidade e levar informação às gestantes

jorusp

Os projetos Bold e Prenacel, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), buscam reduzir a mortalidade materna e perinatal, além de trazer uma maior qualidade de vida para a gestante, como contam o professor João Paulo Souza, do Departamento de Medicina Social, e o pós-graduando Francisco Barbosa Júnior.

O projeto Bold surgiu com o intuito de melhorar a experiência das mulheres durante o parto após notar-se o número elevado de cesáreas e do uso da substância ocitocina. Foi realizado, principalmente, em países do continente africano, onde foi estudado o trabalho de parto de cerca de 10 mil mulheres para analisar o padrão de progressão, segundo João Paulo. O desenvolvimento do projeto culminou na mudança de diretrizes da OMS em relação à utilização do partograma.

Foto: Marina Wajnsztejn via Flickr – CC

Já o Prenacel surge para melhorar a informação das gestantes através dos aparelhos celulares, criando um canal bidirecional por meio do qual as mulheres recebem entre três ou quatro mensagens informativas por semana, com conteúdos como o desenvolvimento da criança, o pré-natal e exames a serem realizados, ou enviam mensagens com questionamentos sobre a gravidez, estabelecendo assim um diálogo.

A ideia de utilização desse sistema seria expandi-lo para as cinco regiões do Brasil, alcançando gestantes de todo o País.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Textos relacionados