Proteja-se do frio, nessa época o pulmão fica mais vulnerável

No inverno os cuidados precisam ser maiores, orientam os médicos Paulo Saldiva e Helena Sato, especialmente com crianças e idosos

 31/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 01/06/2016 as 18:37
Por
Foto: Betina Carcuchinski/Fotos Públicas
Foto: Betina Carcuchinski/Fotos Públicas

O frio chega e aumentam os casos de gripes e resfriados. Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP, explicou para a repórter Simone Lemos que as células das vias aéreas se enfraquecem pelo simples fato de terem de aquecer o ar que respiramos, quando a temperatura do ar está mais baixa que a temperatura do corpo. O pulmão fica mais vulnerável e os mecanismos de defesa das vias aéreas ficam mais comprometidos.

Especialmente para as crianças e os adultos acima de 60 anos, que ainda não têm ou já perderam a capacidade de defesa contra as bactérias que conseguem ultrapassar as vias aéreas, os riscos de desenvolver doenças são maiores. Por isso, tanto Paulo Saldiva quanto Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, reforçam a importância da vacinação.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.