Projeto incentiva meninas a explorarem o universo da ciência

Jovens cientistas contam com apoio do Meninas com Ciência para conhecerem diferentes áreas do conhecimento

 04/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 14/09/2018 as 16:38

jorusp

Para as meninas que sonham em se aventurar pela ciência, o projeto Meninas com Ciência realizará sua primeira edição sediada na cidade de São Paulo. Com a participação de especialistas de diversas áreas e instituições, jovens do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem ter contato com o universo científico, muitas vezes desconhecido. Para saber mais sobre a iniciativa, o Jornal da USP no Ar conversou com a professora Camila Negrão Signori, do Instituto Oceanográfico da USP e coordenadora do projeto.

O Meninas com Ciência surgiu no Museu Nacional do Rio de Janeiro, por iniciativa de um grupo de mulheres cientistas e pesquisadoras. Por conta do recente incêndio que destruiu grande parte do acervo do local, a professora avalia o acontecimento como um descaso total, que evidencia a falta de investimento na ciência, tecnologia e educação.

Foto: Ernesto Eslava via Pixabay – CC

Camila ainda completa ao afirmar que a destinação de recursos a esses setores é ponto fundamental para o desenvolvimento e liderança de uma nação. Por isso, o projeto deseja instigar a mudança e inserir desde a infância a ciência na vida das meninas, além de abrir um espaço de divulgação das pesquisas das participantes e implementar a alfabetização científica ao mostrar a importância da ciência para o Brasil.

O projeto terá 50 vagas, que serão divididas igualmente entre escolas particulares e públicas. O curso é gratuito e oferece atividades teóricas e práticas, por meio de oficinas, que acontecerão por cinco sábados durante os períodos da manhã e tarde. As inscrições durarão de 10 de setembro a 10 de outubro. As meninas poderão conhecer diferentes áreas, como: Astronomia, Astrobiologia, Engenharia Elétrica, Farmacologia, Física, Microbiologia, Neurociência, Oceanografia, Paleontologia e Zoologia.

A professora também comenta sobre a repercussão que o Meninas com Ciência obteve na mídia, algo inesperado que pode mostrar o quão essencial é a ciência para a sociedade e a necessidade de investimentos do governo na área. Ela conta que o projeto começou como uma iniciativa voluntária de várias mulheres, que tomou grandes proporções, trazendo a oportunidade de meninas tornarem esse conhecimento parte de sua formação e cultura.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.