Projeto facilita o caminho de cientistas ao empreendedorismo

Organização incentiva os jovens pesquisadores e faz a ponte entre os projetos científicos e o mercado

 11/07/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

No Momento USP Inovação desta semana, vamos conhecer a Emerge, uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que surgiu em 2016 com o propósito de impulsionar o Brasil inovador por meio da ciência. Quem nos conta mais sobre essa iniciativa é o diretor Daniel Pimentel, mestrando pela USP, e o presidente do conselho científico Marcelo Sousa, doutor em Física pela USP.

Pimentel comenta que a organização surgiu em um contexto de credibilidade das inovações brasileiras com um foco nos cientistas empreendedores que diferem do tradicionalismo por ir além de estudos na área de tecnologia. Ele ressalta que a instituição incentiva os jovens pesquisadores com a realização de congressos e eventos e faz a ponte entre os projetos científicos e o mercado.

Além de físico, Marcelo Sousa é empreendedor, mas iniciou essa carreira sem conhecimento algum, o que o fez sentir na pele a realidade de não ser orientado. Assim surge o Emerge Labs, projeto que visa a facilitar o caminho de cientistas ao empreendedorismo e fazer o que ele chama de “pesquisa translacional”, que parte da pesquisa acadêmica, passa pela aplicação desta e finaliza na criação de produtos para o mercado.

A Agência USP de Inovação está oferecendo bolsas integrais para cinco equipes participarem gratuitamente no Emerge Labs 2018 – Edição Ciências da Vida. No formulário de inscrição o aluno deve identificar o número USP e depois a seleção será feita em conjunto com a Auspin ao final da inscrição por meio dos critérios do edital. Mais informações no site https://www.emerge.org.br/

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.