Projeto de lei torna a saúde bucal um direito do idoso

Antônio Carlos Morato diz que o projeto de lei reforça um direito que já é previsto na própria Constituição

23/07/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um quarto  da população brasileira, até 2043, será de idosos. Com isso o governo tem grandes desafios para que esse grupo de pessoas tenha saúde e qualidade de vida. Dados da PNS mostram que 41,5% das pessoas acima de 60 anos perderam todos os dentes.

A digestão começa com uma boa mastigação, o que é impossível com a ausência dos dentes, por isso é tão importante cuidar da saúde bucal uma vez que ela influencia a saúde geral. Um projeto apresentado na Câmara dos Deputados, que inclui a saúde bucal, reforça um direito que já é previsto na própria Constituição federal, segundo o advogado Antônio Carlos Morato, professor do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.