Projeto de lei quer facilitar divórcio de vítimas de violência doméstica

Aprovado na Câmara dos Deputados, no dia 3 de outubro, o projeto seguiu para sanção presidencial

 18/10/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Um projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados no começo do mês de outubro quer facilitar o divórcio de vítimas de violência doméstica. O PL, de número 510/19, foi proposto pelo deputado Luiz Lima (PSL-RJ) e prevê alteração na Lei Maria da Penha.

Na reportagem, a professora Helena Lobo, da Faculdade de Direito da USP, comenta sobre essa possibilidade de alteração da Lei Maria da Penha. “O projeto vai permitir que o juiz possa também julgar as ações de divórcio e de dissolução de união estável a pedido da mulher ofendida.” 

Ela também levanta alguns apontamentos acerca da necessidade de fortalecer o que já existe, como a maior disponibilização de recursos e infraestrutura para as autoridades que já possuem poderes legais para tomarem medidas importantes, ao invés de simplesmente alterarem uma lei em vigor.

Confira acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.