Projeto aceita fotos dos protestos de rua em 2013

Pesquisa para doutorado reúne imagens das manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas

 26/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por

 

“Preservar, recuperar e aprofundar a memória sobre aquele que talvez tenha sido o maior ciclo de revoltas da história recente do Brasil.” Este é o objetivo do projeto colaborativo www.grafiasdejunho.org, em definição feita pelo pesquisador Roberto Andrés, que desenvolve sua tese de doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

“É um período insurgente muito interessante”, justifica Andrés. “Foi ali que a gente começou a conhecer o mídia ativismo”, lembra, citando como exemplo maior o coletivo midianinja.org.

Para que o banco de imagens consiga reunir 15 mil registros, o pesquisador aceita colaborações de fotos de cartazes, faixas, bandeiras e pixações vistos durante os protestos ocorridos em diversas cidades brasileiras há pouco mais de cinco anos. “Transcrevemos no site cada um desses textos”, explica Andrés. “Obviamente colocamos o crédito de cada fotógrafo, junto à fotografia no site.”

Mais informações e detalhes podem ser obtidos em www.grafiasdejunho.org ou pelo e-mail grafiasdejunho@gmail.com.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.