Projeção de crescimento do PIB tem nova queda

Esta foi a 11ª semana seguida de redução na projeção da taxa de crescimento. Cenário foi semelhante nos últimos dois anos

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre a projeção de queda no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta semana pelo boletim Focus, e as possíveis maneiras de solucionar esse problema.

O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região durante um período determinado. No ano de 2019, esta foi a 11ª semana seguida de redução na taxa de crescimento. Este cenário se fez presente também nos anos de 2017 e 2018, e no ano de 2020 a projeção também é de baixa.

O professor Nakabashi aponta que uma das soluções cabíveis é a reforma da Previdência, porém, esse é um assunto que vem se estendendo e se desgastando, tanto por compreender um período de transição do governo quanto pelos presidentes terem convicções e maneiras diferentes de lidar com os problemas.

Trazer investimentos para o País também é algo que o professor cita, assim como  atentar para a formação e qualificação da mão de obra, pois “a produtividade de trabalho está estagnada nos últimos 30 ou 40 anos”.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •