Programação paralela à Bienal ocupa a cidade

Giselle Beiguelman indica quatro mostras imperdíveis, de retratos à instalação em realidade virtual

03/09/2018 - Publicado há 6 anos

No próximo dia 7, começa a 33ª Bienal de São Paulo e também o lançamento de uma série de exposições por toda a cidade. “É mesmo um verdadeiro tsunami de mostras de arte”, comenta Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. “Neste ano, somos brindados com a possibilidade de fazer uma imersão nas artes das imagens, de retratos à realidade virtual .”
Beiguelman recomenda quatro mostras que considera imperdíveis:

Bob Wolfenson: Retratos, que reúne mais de 200 fotografias, dos anos 1970 até a atualidade, no Espaço Cultural Porto Seguro, com a curadoria de Rodrigo Villela. “É praticamente impossível pensar no rosto do Caetano Veloso, por exemplo, e não ver “aquela” foto feita pelo fotógrafo, em que o cantor e compositor aparece nos olhando, desafiadoramente, com um olho muito aberto, e a testa franzida”, comenta.
No Instituto Moreira Salles, destaca Irvin Penn: centenário, mostra organizada pelo Museu Metropolitan de Nova York. “Essas imagens combinaram de forma única a fotografia comercial com a artística, com destaque para suas várias capas da revista Vogue, além de retratos e ensaios feitos em viagens.”

No campo das imagens mais experimentais, Giselle recomenda a exposição Exit, de Regina Silveira, professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a curadoria de Cauê Alves. “Regina propicia um passeio pelas inúmeras áreas onde transita. Há gravuras, vídeo e uma instalação em realidade virtual.”

Giselle recomenda também A origem do rosto, de Arthur Omar, com a curadoria de Adolfo Montagem Navas, que está no Sesc Consolação. “Numa montagem primorosa, a exposição explora as fronteiras da percepção do que é invisível e visível, a partir dos procedimentos ao retratar o rosto.”

Quem quiser saber detalhes clique no player acima. Informações sobre as exposições e os artistas acesse:
www.desvirtual.com