Programa do Hospital das Clínicas alerta para excesso de exames

Instituto da Criança promove maior atenção ao raciocínio clínico em detrimento de exames complementares

Uso preferencial de micrométodos nas análises laboratoriais em pediatria no Projeto Diagnóstico Amigo da Criança – Foto: Divulgação / Diagnóstico Amigo da Criança

Segundo a professora titular da Faculdade de Medicina (FM) da USP e presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança do HC, Magda Carneiro, o programa Diagnóstico Amigo da Criança busca conscientizar profissionais e pacientes sobre o mau uso de exames complementares.

Ela explica que o primeiro pilar do projeto está na redução da porção de sangue retirada em exames em crianças. O segundo ponto da campanha está em evitar expor crianças à radiação dos raios X ou da tomografia. Assim, recorre-se ao exame em último caso. Além disso, o programa busca reduzir a necessidade de anestesia através de menor indicação e melhora do ambiente em que a criança é examinada.

Ultrassonografia (USG) utiliza o eco gerado pelo som para demonstrar, em tempo real, as estruturas e os órgãos – Foto: Divulgação / Diagnóstico Amigo da Criança

A professora esclarece ser um equívoco compreender o excesso de pedidos de exame como boa prática médica, mas é o raciocínio clínico que deve ser prioridade.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •