Programa de Aquisição de Alimentos enfrenta sérias dificuldades

Houve redução de 92,5% na verba do PAA e, com isso, os pequenos agricultores se sentem desestimulados a produzir

18/02/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP
Alimentos. Foto: Getty Images/Reprodução

O corte elevado no Programa de Aquisição de Alimentos faz com que ele agonize e, se não houver novos incentivos ou mudanças, possa se extinguir. O PAA, como é conhecido, tem como base o uso de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores familiares para o combate à fome no País, para famílias de vulnerabilidade social, além de movimentar e estimular a economia local. Com o corte nos recursos, beneficiando grandes agricultores, os agricultores familiares estão sendo desestimulados e buscam soluções adaptadas a essa nova realidade.

O professor Paulo Moruzzi Marques, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada e do Cena – Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba da USP, conta que o projeto do assentamento Milton Santos, que ele acompanha, busca a criação de canais de circuito curto e procura grupos de consumo solidário. “Esses agricultores chegam com muito poucos recursos para poderem iniciar uma produção agrícola e comercializar seus produtos.” O professor lembra que a política pública para um projeto de reforma agrária é fundamental.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.