Programa da USP para idosos divulga calendário 2017

Os cursos do Universidade Aberta à Terceira Idade são frequentados, em sua maioria, por mulheres

02/01/2017 - Publicado há 7 anos

Acompanhe a entrevista do coordenador acadêmico do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, Egídio Lima Dórea, ao jornalista Fabio Rubira:

logo_radiousp790px
.

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da USP, divulgou seu calendário de atividades para o primeiro semestre de 2017. Além do campus Butantã, elas acontecem nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
.

Inscrição para as atividades da UnATI em 2017: todas as vagas são oferecidas gratuitamente e preenchidas de acordo com a ordem de chegada
O calendário de atividades da UnATI para o primeiro semestre 2017 foi divulgado: todas as vagas são oferecidas gratuitamente – Foto: Natália Dourado/EACH

.
O Universidade Aberta à Terceira Idade foi criado em 1994, antecedendo em dez anos o estatuto do idoso, que previa a criação de instituições públicas direcionadas aos idosos, conforme informa o coordenador acadêmico do programa, o médico Egídio Lima Dórea, em entrevista ao jornalista Fabio Rubira, da Rádio USP. Ele explica que, além dos cursos regulares oferecidos pela USP, são oferecidas vagas para atividades didático-culturais e físico-esportivas. “Trata-se de um programa gratuito e inclusivo, já que a grande maioria dos cursos não requer pré-requisitos básicos.”

Em 2015, as diversas unidades da USP ofereceram aos participantes – em sua grande maioria, mulheres – 1.731 cursos, no total de 8.794 vagas. “Nestes últimos anos, têm passado pelo Universidade Aberta cerca de 9 mil alunos por semestre”, conta Dórea.  Para 2017, a expectativa é de incrementar esse número, incentivando uma maior participação do idoso, sempre em busca de um objetivo maior, que é o de integrá-lo cada vez mais à Universidade.

As inscrições para o programa, aberto a todas as pessoas a partir de 60 anos, serão recebidas de 20 a 24 de fevereiro. Outras informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e na página do programa no Facebook. Segundo Dórea, o Universidade Aberta à Terceira Idade espera contar com um novo site ainda no primeiro semestre de 2017.