Professores da USP se reúnem em fórum de discussão

Evento já conta com mais de 600 inscritos e discutirá a avaliação da carreira de um docente

jorusp

Foto: Ernani Coimbra/USP

O Encontro de Professores da USP é um fórum de discussão que busca reunir os professores da Universidade para que debatam acerca de um tema caro à categoria. O evento é uma proposta feita pelos representantes docentes do Conselho Universitário, o órgão colegiado máximo da USP. Na próxima quarta-feira, dia 14, acontecerá no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP a terceira edição do fórum, com o tema geral Carreira Docente e Avaliação.

O professor Marcílio Alves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, contou ao Jornal da USP no Ar que o evento surgiu em 2016, da urgência sentida em se reunir os docentes da USP. Desde então, ele vem acontecendo anualmente, com exceção de 2017, pelo fato de ter sido um ano em que houve troca de reitor. “Para o evento de 2019 já temos 650 professores inscritos, isso cria uma grande responsabilidade de fazer com que o evento esteja ao nível para atendê-los”, disse Alves.

Ele comenta que, em meio à discussão sobre a carreira de um professor universitário, serão apresentados dados que explicitam a existência de uma divisão muito paritária entre professores interessados com o ensino e com a pesquisa. A carreira possui uma carga pesada, disso surge a ideia de se discutir em fórum como ela está sendo avaliada tanto internamente, na Universidade, quanto pela sociedade.

Serão realizadas algumas palestras, entre elas a do professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação (FEUSP), que falará sobre o tema A crise da universidade e os paradoxos da avaliação. O professor Marcílio Alves complementa, contando que fará uma apresentação sobre o conceito de “professor pleno” e a avaliação docente que está sendo construída dentro da USP pela primeira vez de maneira ampla. Além disso, o grupo que compõe a organização do evento pretende propor a apresentação de uma Carta Manifesto. “A ideia é gerar esta carta junto ao colegiado presente, assim teremos um documento de referência sobre o encontro para servir de balizamento ao nosso futuro como docentes”, conclui.

O 3º Encontro de Professores da USP acontece gratuitamente, na próxima quarta-feira, dia 14, a partir das 9 horas, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Cidade Universitária, São Paulo). Para se inscrever e obter mais informações, clique aqui.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •