Professora da USP será primeira mulher a presidir encontro internacional de biomecânica

Com presidência de Isabel de Camargo Neves Sacco, o “Congresso Internacional sobre Biomecânica do Tornozelo e Pé” trará os novos estudos sobre o tema produzidos em todo o mundo

 25/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 27/11/2020 as 16:49
Logo da Rádio USP

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar de hoje (25), a professora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Isabel de Camargo Neves Sacco, contou que é uma honra presidir o evento e que já havia sido convidada também para o cargo em 2016, mas sofreu pressão por ser mulher numa área dominada por homens e por encontrar obstáculos de realizá-lo no Brasil. Na segunda oportunidade ela aceitou, contando com a ajuda de seus orientandos para a organização do evento.

Devido à pandemia, o congresso, que aconteceria em abril de 2020, foi adiado para abril de 2021 e para o formato on-line. Seria a primeira vez do evento na América do Sul. Isabel pontuou que haverá uma abordagem multidisciplinar, trazendo, além da biomecânica, as áreas de reabilitação, ortopedia e até da indústria calçadista para falar sobre calçados que supostamente atenuam impactos.

Com currículos de universidades de vários lugares do mundo, os professores e profissionais palestrantes são renomados em suas áreas de atuação. Irene Davis, de Harvard, comentará sobre seu trabalho com lesão e reabilitação de atletas corredores. Outro tema de destaque será o pé diabético. Isabel afirma que, a cada 30 segundos, um membro é amputado no mundo e, para comentar sobre a prevenção do pé diabético, o evento contará com a presença dos doutores David G. Armstrong, da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, e Sicco Bus, da Universidade de Amsterdã, na Holanda.  

Sobre a área da biomecânica, a professora explica que ainda é muito dependente da tecnologia, pois utiliza ferramentas de avaliação, mensuração e quantificação do movimento humano. A biomecânica se une à ortopedia, baseando-se no uso de imagens para investigar efeitos de cirurgia ou técnicas novas de tratamento. O avanço de uma nova tecnologia emergente vem revolucionando a tomografia, destaca Isabel. Trata-se do Weight Bearing CT (WBCT), em que o paciente fica em pé, e não deitado, durante o exame, permitindo uma verificação do tornozelo sobrecarregado com peso do corpo, assim como é no dia a dia. O brasileiro Cesar de Cesar Netto fará uma palestra sobre o WBCT. 

Isabel aponta que todas as sessões serão presididas por mulheres. Você pode conferir mais informações sobre o congresso neste link. O evento será dos dias 11 a 14 de abril e contará com desconto para alunos de graduação.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.