Professor da USP analisa nomeação de José Serra para Ministério Temer

O professor Guimarães considera que José Serra insistirá em uma narrativa anti-golpe do governo interino de Michel Temer

 23/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 01/06/2016 as 8:58
José Serra - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
José Serra, Ministro das Relações Exteriores – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Rádio USP, dando sequência à sua série de matérias sobre a reforma ministerial do governo interino de Michel Temer, entrevistou o professor Feliciano de Sá Guimarães, do Instituto de Relações Internacionais da USP. Ele classificou como uma “mudança importante” a nomeação do senador José Serra para o Ministério das Relações Exteriores. Mas chamou a atenção para o fato de um “político eleito utilizar o Itamaraty para possíveis ganhos eleitorais”.

Segundo Guimarães, Serra insistirá em uma “narrativa anti-golpe” do governo interino de Michel Temer e deverá implementar uma “mudança do eixo de política externa geral”.

Outras medidas devem envolver a “hierarquia do sistema de política externa” e um “plano regional para a América do Sul”, o que envolverá “enfrentar países dentro do Mercosul”, tendo a Venezuela como “principal resistência”.

A entrevista do professor Feliciano de Sá Guimarães foi concedida ao jornalista Fabio Rubira, com produção de Mauricio Calil e sonoplastia de Márcio Ortiz.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.