Produções de televisão levaram violeiros ao sucesso

Atuação dos músicos foi desde participação em novelas à composição de músicas para filmes

O programa Revoredo desta quinta-feira, 19 de setembro, apresenta os trabalhos de dois violeiros: Almir Sater, cantor e compositor brasileiro que ficou conhecido pela sua participação em novelas, e Tavinho de Moura, compositor mineiro que começou a carreira compondo trilhas sonoras para filmes.  

Sater abriu mão da faculdade de Direito para entrar no mundo da música. Na década de 80 gravou seu primeiro disco solo e participou de diversos shows e festivais, porém ficou realmente conhecido após participar de novelas interpretando papéis de violeiro. Seu estilo agrega a sonoridade da viola caipira de dez cordas às influências da cultura de seu estado, Mato Grosso, como as músicas paraguaia e andina. 

Já Tavinho de Moura é da geração Clube da Esquina, grupo formado por Milton Nascimento, Marilton Borges, Márcio Borges e Lô Borges. Suas obras são compostas por pesquisas e adaptações do folclore mineiro e brasileiro, como por exemplo em Calix Bento, adaptado da Folia de Reis, ou Peixinhos do Mar, canção tradicional de marujada.

Compõem a musicalidade do programa as músicas de Almir Sater: FronteiraEuropa; Mazurca – Choro; e Encontro das águas. E de Tavinho de Moura:  Cristal; Inhuma Pantaneira; Inhuma do brejo e Noite do sertão

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8h, nas duas emissoras.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.