Problemas oculares podem ser sintomas de diabete

A prevenção para os problemas oculares causados pelo diabete inclui boa alimentação e prática de atividades físicas

 01/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 06/11/2017 as 10:40

Logo da Rádio USP

Na coluna “Fique de Olho” desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre os principais problemas oculares desenvolvidos por portadores de diabete. Rocha explica que um dos principais sintomas detectados são os problemas de visão como hipermetropia, oscilação da miopia e até catarata. “O alto índice de açúcares no corpo acaba desenvolvendo graves problemas, tanto na parte das inervações quanto na opacidade dos cristalinos.”

O professor alerta que o cuidado com os olhos deve fazer parte dos acompanhamentos já feitos pelo diabético com problemas avançados. “A prevenção deve ir de atividades físicas, controle na ingestão de calorias, até a manutenção do peso e da pressão arterial.” Ouça, acima, na íntegra, a coluna do professor Eduardo Rocha.

 Por Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.