Privatizar é o único caminho para o Brasil?

Para falar sobre o tema, os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano conversam com Diogo Rosenthal Coutinho,  professor da Faculdade de Direito, e Eduardo Franco Luzio, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, ambos  da USP

 08/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por

O programa Diálogos de 10/6, às 11h, vai falar das privatizações no Brasil, se essa é a única forma de promover a desestatização do Estado e se todas as empresas públicas devem mesmo passar por esse processo. Segundo a Lei nº 9.491, de 9 de setembro de 1997, que alterou os procedimentos relativos ao Programa Nacional de Desestatização (PND), a alienação de bens e/ou da participação societária é uma das formas possíveis para a União realizar essa cessão de responsabilidade e atribuições aos entes privados.

Dessa forma, o Estado deixa de ser responsável pela administração do bem público ou das suas ações, e o setor privado passa a deter a propriedade integral sobre o ativo, transferido permanentemente pelo poder público. Para alguns juristas, o termo privatização também engloba um conceito, mais amplo, que reúne um rol de medidas com o objetivo de reduzir o tamanho e a participação do Poder Público, principalmente na área econômica.

Para falar sobre o tema, os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano conversam com Diogo Rosenthal Coutinho, professor de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito, e Eduardo Franco Luzio, professor de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, ambos da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.