Primeira lua achada fora do sistema solar é uma megalua

Primeira exolua identificada pode ser um objeto do tamanho de Netuno que orbita um planeta do tamanho de Júpiter

 

A primeira exolua pode ser um objeto do tamanho de Netuno que orbita um planeta do tamanho de Júpiter – Ilustração: Dan Durda/Science

Com a ajuda do Telescópio Hubble, astrônomos anunciaram na revista Science Advances  fortes evidências da primeira lua já encontrada fora do nosso sistema solar: uma megalua do tamanho de Netuno, a oito mil anos-luz de distância, orbitando um planeta também gigante.

Nesta edição de sua coluna, o professor João Steiner explica qual a importância de se encontrar, além dos exoplanetas (aqueles fora do nosso sistema solar), essas chamadas exoluas, e quais as dificuldades envolvidas na procura.

Ouça a coluna Entender Estrelas clicando no player acima.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 1,2K
  •  
  •  
  •  
  •