Primeira infância afeta comportamento até no mercado de trabalho

Estudos acompanharam desenvolvimento de crianças para refletir questão

07/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na edição desta semana, o professor Luciano Nakabashi comenta sobre a relação entre a creche da primeira infância e a economia. De acordo com o professor, o assunto tem uma base econômica para o futuro. “Parece que esse assunto não tem relação econômica, mas tem sim, pois o comportamento afeta diretamente no potencial das crianças até quando ingressam no mercado de trabalho.”

O colunista ainda explica que, em famílias de baixa renda, o efeito da escola nas crianças é muito bom. “Crianças provenientes de famílias mais pobres, que vão para a creche mais cedo, têm melhor desempenho do que as crianças das mesmas famílias que ficaram em casa.”

O professor ainda explica o benefício que a creche pode trazer para essas crianças de baixa renda no futuro. “Elas vão melhor nas escolas, têm menos problemas sociais, melhor desempenho no mercado de trabalho e até menos problemas de saúde.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.