Previdência também vai acolher motoristas de aplicativos

A decisão do governo deve aumentar o nível de fiscalização por parte das empresas e garantir benefícios ao trabalhador

 18/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP
Foto: Montagem sobre foto de Cecília Bastos/USP Imagens

O governo decidiu que motoristas de aplicativos passarão a contribuir com o INSS e, dessa forma, poderão se aposentar de acordo com as regras da Previdência Social. Não se trata exatamente de uma decisão inédita, já que, no ano passado, o Congresso já havia aprovado novas regras para os aplicativos de transporte. Segundo o professor Flavio Roberto Batista (Faculdade de Direito da USP), é apenas a formalização de algo que já estava na lei. A regulamentação aumenta o nível de fiscalização por parte das empresas – caberá a elas fiscalizar se o motorista se inscreveu no INSS e passou a contribuir mensalmente com a Previdência.

Com isso, o motorista poderá se formalizar como microempresário individual e, de quebra, passará a contar com uma série de benefícios que o sistema previdenciário garante ao trabalhador. Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.