Prevenção contra o coronavírus também deve ser feita dentro de casa

A professora Renata Reis explica que, além da higiene individual, limpeza doméstica é essencial nos cuidados contra a covid-19

A transmissão da covid-19 ocorre principalmente por gotículas respiratórias, quando indivíduos falam, tossem ou espirram e liberam essas partículas. Porém, pode-se também contrair a doença por meio do contato com o vírus em superfícies contaminadas. 

Por isso, é preciso ter cuidados com ambientes e superfícies domésticos: as chamadas medidas ambientais. Renata Karina Reis, professora associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, explica que o vírus pode permanecer estável em superfícies como aço inoxidável e plástico por até três dias, por isso os cuidados em relação à limpeza dos domicílios. 

“A higiene das residências deve ser feita com água e sabão, e também com o uso de desinfetantes. Deve-se ter atenção especial para maçanetas, torneiras, pias e vasos sanitários, que são de uso comum. A higiene dessas áreas deve ser feita de forma frequente”, explica Renata. 

Existem cuidados com roupas e objetos que entram em contato com o ambiente externo às residências. “Deve-se tirar os calçados e limpá-los em um local separado. As roupas precisam ser trocadas e lavadas imediatamente”, explica a professora.

É importante que a casa fique arejada e ventilada, a fim de que se impeça a disseminação dos vírus dentro de casa. Caso algum familiar venha a adoecer, com febre e tosse seca, é preciso que ele seja isolado, use máscara de tecido e tenha utensílios pessoais e individuais, como toalha, talheres e copos.

Ouça a íntegra da entrevista com mais dicas de prevenção no player. 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.