Presença de florestas não garante disponibilidade hídrica

Especialista diz que monitoramento hidrológico é fundamental para entender relação entre água e vegetação

 23/03/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Nas discussões sobre uso e preservação desse recurso natural, a relação entre ele e as florestas se colocam de forma central, uma vez que as zonas florestais influenciam, positiva ou negativamente, todo o ciclo hidrológico de uma região. A opinião é de Silvio Ferraz, coordenador do Centro de Monitoramento Hidrológico e do Laboratório de Hidrologia Florestal e professor do Departamento de Ciências Florestais da USP.

Ferraz conta que, por retirar água do solo e a transferir para a atmosfera, a vegetação afeta diretamente a disponibilidade de recursos hídricos de uma determinada área. Ainda segundo o professor, não se pode afirmar que plantar árvores resulta necessariamente em mais chuva, já que muitas espécies consomem água em grandes quantidades, por exemplo. Ainda assim, sabe-se que florestas conservadas e reservas possuem um efeito regulador, que garante a disponibilidade de água o ano todo, captando-a em períodos chuvosos e liberando nos secos.

A fim de se estudar a influência da vegetação sobre a água, serviços de monitoramento hídrico têm se colocado como fundamentais. O professor comenta que, por serem serviços custosos e demorados, sofrem com falta de incentivo. Mas Ferraz conclui dizendo que, em questões como essas, só o longo prazo traz resultados significativos.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.