Pouca atividade física favorece atrofia das articulações

Colunista diz que obesidade e pouco exercício contribuem com dores nos joelhos, principalmente na terceira idade

Na coluna Saúde e Meio Ambiente de hoje, Paulo Saldiva comenta sobre lesões articulares nos joelhos, associadas ao aumento do peso. “Nos últimos anos de evolução do ser humano, o acesso indiscriminado ao açúcar, gordura e proteínas e a redução da atividade física fez com que a obesidade prevalecesse no nosso meio, e com isso nossos joelhos têm que suportar um peso muito maior”, conta o professor.

Estima-se que grande parte da população acima dos 50 anos, em vários países do mundo, sofra com dores causadas por desgastes da cartilagem ou dos ligamentos do joelho. Um dos principais fatores desse fenômeno é a falta de atividade física, que, além de contribuir com o aumento da obesidade, também favorece a atrofia das articulações.

Saiba mais ouvindo a coluna na íntegra clicando no player acima.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •