População ainda confunde energia renovável com energia limpa

Para o professor Frederico Fábio Mauad, da EESC, energia limpa não existe

 26/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/10/2018 as 12:18
Por

O programa Ambiente é o Meio desta semana aborda a energia renovável, com o professor Frederico Fábio Mauad, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O convidado é especialista em desenvolvimento e geração de energia a partir de recursos hídricos e traz informações sobre as fontes de energias renováveis do Brasil e como elas são aplicadas.

O professor fala que há uma “grande confusão” – quando se fala em energias limpas e as renováveis, ele explica que a energia limpa é aquela que não tem nenhum  impacto ambiental, “e essa não existe”. O que existe na verdade são as energias renováveis, que em partes estão ligadas ao ciclo hidrológico.”   

Mauad lembra que “existe também as energias não renováveis, que são aquelas de origem termo, como o petróleo, carvão e o xisto, isto é, aquelas que são altamente poluentes ao ecossistema.”

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Ouça acima na íntegra o programa Ambiente é o Meio.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.