Polo de inovação em Piracicaba gera tecnologia para a agricultura

Agência USP de Inovação aposta em rede de cooperação para melhorar assistência à pesquisa

27/03/2019 - Publicado há 5 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

O Momento USP Inovação desta semana, com participação de Verônica Lopes, da Agência USP de Inovação (Auspin), conversou com  Paulo Gil, responsável pelo Polo Auspin Piracicaba, sobre a atuação da Agência na USP, em especial na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, na Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena).

O Polo Auspin Piracicaba foi reativado em 2017, com o objetivo de atender e acompanhar os trabalhos de pesquisa e extensão realizados no campus Piracicaba. Antes da reativação do Polo, todo processo de acompanhamento e auxílio era realizado por intermédio das máquinas, como telefones, computadores, etc.

A reativação da unidade faz parte do princípio de norteamento da Auspin: a criação de uma rede de cooperação focada no fomento à inovação. Paulo Gil destaca a importância da proximidade com os pesquisadores. “Saímos de um contato via máquina para um contato humano, olho no olho”. Além disso, a agência está sempre de porta abertas para quem busca inovar, destaca Gil.

O campus Piracicaba também possui uma incubadora tecnológica, a ESALQTec, um centro de apoio a empreendedores da área tecnológica ligados ao agronegócio. A Auspin contribui com inúmeras iniciativas da ESALQTec. Gil comenta que as possibilidades de transformação de pesquisa em tecnologia, sobretudo na agricultura, são das mais variadas, indo da utilização de drones até a manipulação genética.

As parcerias são outro ponto-chave no trabalho da Auspin na região. Há inúmeros agentes compondo a cadeia de produção, indo de pesquisadores até startups. Paulo Gil reforça o comprometimento do Polo na geração de conhecimento aplicado para a área da agricultura; para que isso ocorra, convênios serão bem-vindos, desde que alinhados com a visão da Universidade.

jorusp