Planilhas podem ocasionar erros no armazenamento de dados

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre os cuidados que os pesquisadores na área da ciência do esporte devem ter em relação aos erros em dados de pesquisa que utilizam planilhas para organizar informações e como essa realidade pode interferir  e prejudicar a ciência do esporte.

Entre os softwares mais populares para controlar dados estão o Microsoft Excel. Esse programa depende das informações digitadas, organizadas e importadas pelo pesquisador que, muitas vezes, pode errar ao repassar os dados e, por consequência, prejudicar  a qualidade dos elementos armazenados.

O fato é tão grave que, segundo o editor-chefe do site de informações financeiras e análise de dados chamada MarketWatch, Jeremy Olshan, é provável que em torno de 88% das planilhas da área comercial possuam erros.

Essa realidade preocupa, já que segundo o professor Santiago a grande maioria dos profissionais de educação física e pesquisadores da ciência do esporte também utilizam essa tecnologia para se organizarem.

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Este post foi modificado as 07/06/2019 09:41