Planilhas podem ocasionar erros no armazenamento de dados

Atualmente, softwares como Microsoft Excel são muito utilizados para guardar dados de pesquisa

 07/06/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre os cuidados que os pesquisadores na área da ciência do esporte devem ter em relação aos erros em dados de pesquisa que utilizam planilhas para organizar informações e como essa realidade pode interferir  e prejudicar a ciência do esporte.

Entre os softwares mais populares para controlar dados estão o Microsoft Excel. Esse programa depende das informações digitadas, organizadas e importadas pelo pesquisador que, muitas vezes, pode errar ao repassar os dados e, por consequência, prejudicar  a qualidade dos elementos armazenados.

O fato é tão grave que, segundo o editor-chefe do site de informações financeiras e análise de dados chamada MarketWatch, Jeremy Olshan, é provável que em torno de 88% das planilhas da área comercial possuam erros.

Essa realidade preocupa, já que segundo o professor Santiago a grande maioria dos profissionais de educação física e pesquisadores da ciência do esporte também utilizam essa tecnologia para se organizarem.

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.