Planejar interações entre florestas e água é vital para conservar equilíbrio ambiental

O professor Silvio Ferraz destaca a importância do conhecimento sobre essas relações para a preservação de recursos

 24/06/2022 - Publicado há 2 anos

A floresta é a única cobertura capaz de interferir no ciclo hidrológico – Foto: Herton Escobar/USP Imagens

O planejamento das relações entre a floresta e a água tem como objetivo contribuir para o equilíbrio entre produção e conservação de bacias hidrográficas. O professor Silvio Ferraz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, examina essa interação e discorre sobre sua obra Hidrologia Florestal Aplicada em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

Silvio Frosini de Barros Ferraz – Foto: Researchgate

De acordo com o professor, a floresta é a única cobertura capaz de interferir no ciclo hidrológico: “Ela interfere na água das bacias, tanto na quantidade quanto na qualidade. Nós precisamos estudar mais essa relação para saber como manejar essa floresta, como podemos realmente ter florestas que contribuam para podermos usar essa água, principalmente em regiões onde as florestas já estão escassas”.

É importante que se entenda a relação. “A floresta vai tirar a água do solo e jogar para a atmosfera, esse processo é chamado de evapotranspiração. Ela tira a água de um local e joga para a atmosfera, muito bom no caso da Amazônia, que joga água para o Sudeste, mas localmente temos que entender melhor, porque talvez essa água que ela jogue na atmosfera até diminua a que está disponível para as pessoas”, comenta Ferraz.

O professor conta que o conhecimento sobre as florestas tropicais ainda é muito superficial e pouco conhecido: “Precisamos avançar no conhecimento sobre como restaurar florestas pensando em água, onde e quando as florestas podem ajudar, como conciliar a agricultura com uma parte florestal”.

Recursos hídricos

O Brasil é um país tropical e, por isso, existe a impressão de que a água aqui é um recurso infinito, mas não é. “Nós já sofremos com as secas no Estado de São Paulo, no Paraná, e isso está se agravando, porque a população vem crescendo, tem mudanças climáticas, não temos mais florestas e temos um desmatamento de centenas de anos. Não temos outra alternativa, temos que lidar com isso e saber conservar esse recurso que é precioso”, destaca Ferraz.

“Precisamos ter esse trabalho também de conscientização, de demonstração. Nós já estamos trabalhando, por exemplo, com empresas na área florestal há mais de 30 anos, mostrando como deve ser feito, como deve ser plantado, como deve ser planejado e como deve ser cortado, porque a gente também precisa de madeira. […] Explicamos como deve ser feito o manejo dessas florestas se você está preocupado com a conservação da água.”

Para conferir a obra Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água, acesse o link: https://www.edusp.com.br/loja/produto/1588/hidrologia-florestal-aplicada–planejando-as-interacoes-entre-a-floresta-e-a-agua. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.