“Pílula Farmacêutica” explica por que é importante doar hemácias

“Pílula Farmacêutica” informa quais pacientes podem receber doação de hemácias

 25/06/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

O boletim Pílula Farmacêutica explica sobre a doação de hemácias, que são componentes do sangue e também conhecidas como glóbulos vermelhos. Elas são responsáveis pela cor vermelha do sangue e promovem a oxigenação celular dos tecidos.  

A doação de hemácias tem por alvo pacientes que sofreram acidentes, que passaram por cirurgia ou por qualquer outro procedimento médico que necessite de transfusão de sangue. O doador deve pesar acima de 70 kg, e o tempo de espera para uma nova doação é de aproximadamente 120 dias para homens e 180 dias para mulheres. 

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.