“Pílula Farmacêutica” explica como atua o fármaco homeopático 

Para quem defende a homeopatia, ela age na “energia vital” do corpo, e não somente no sintoma da doença

Muitas pessoas dizem que a homeopatia não funciona, pois é, de certa forma, complicado comprovar cientificamente o modo como ela atua no organismo. Isso acontece, principalmente, porque a homeopatia se propõe a tratar do que nomeia “energia vital” do corpo, e não somente do sintoma da doença.

O que se sabe é que os fármacos homeopáticos são produzidos por meio de processos de diluição e agitação repetidas vezes. Seus efeitos terapêuticos, argumentam os homeopatas, buscam restabelecer o equilíbrio de uma espécie de energia do corpo. Desta forma, grande parte da comunidade farmacêutica ainda tem dificuldade em dar crédito a esse método, ainda que seja considerado válido pelo Conselho Federal de Medicina como uma especialidade médica, desde 1980, e como especialidade farmacêutica, pelo Conselho Federal de Farmácia, desde 1993.

O Boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do programa.

Por: Vitor Neves

Textos relacionados