Pesquisa do IBGE aponta os maiores gastos das famílias brasileiras

Educação, saúde e segurança tiveram aumento em relação ao último levantamento realizado em 2009

Nesta edição da coluna o professor Luciano Nakabashi fala sobre a nova pesquisa de orçamentos familiares do IBGE, realizada nos anos de 2017 e 2018 e divulgada em 4 de outubro deste ano. 

De acordo com o professor Nakabashi, a pesquisa traça o perfil de consumo e de gastos das famílias brasileiras, de acordo com o índice de inflação utilizado pelo Banco Central. “A pesquisa é muito importante e vinha sendo adiada a bastante tempo, já que a última foi realizada em 2009. Ficou perceptível que as famílias mais pobres utilizam a maior parte da renda com o consumo de alimentos.”

Outro ponto que o professor destaca como sendo um dos maiores gastos do brasileiro, é com a educação, com uma taxa de 4,9%, “número maior do que o último levantamento realizado em 2009”, assim como a saúde e a segurança, onde os gastos estão concentrados em convênios médicos e o investimento em condomínios fechados, como afirma Nakabashi.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar toda quarta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.