Pesquisa sobre relação entre medo e dor recebe prêmio em neurociência

O estudo recebeu o Prêmio Juarez Aranha Ricardo na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC)

 30/01/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Foto: NIH Image Gallery/Flickr-CC

O medo provoca diversas reações defensivas, inclusive, o ataque de pânico. Esse comportamento é bastante comum e afeta milhares de pessoas no mundo todo. Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP analisou a ligação entre o medo e a dor no sistema nervoso.

O estudo recebeu, em 2018, o Prêmio
Juarez Aranha Ricardo, concebido na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). O pós-graduando Raimundo da Silva Soares Júnior, responsável pelo estudo, afirma que o resultado foi surpreendente e interessante.

“Eu vejo esse trabalho como uma peça de quebra-cabeça, junto com várias outras que nos permite ter um panorama geral, para conseguir no futuro novos medicamentos”, conclui Soares.

Ouça a entrevista no link acima.    


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.