Manifestações de 30 de maio

Pela educação, multidão toma as ruas de novo

Atos foram registrados em 25 Estados brasileiros e no Distrito Federal, no segundo dia de protestos contra os contingenciamentos anunciados pelo MEC

31/05/2019

“Ô, ô, ô, ô, ô, é formigueiro / quem mandou mexer com os estudantes brasileiros.” As palavras de ordem davam o tom animado à manifestação, enquanto a multidão subia a Avenida Rebouças, no início da noite desta quinta, 30 de maio, em direção à Avenida Paulista. A cena, vista em São Paulo, se multiplicou em mais de uma centena de cidades de 25 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, ao longo do dia, de Porto Alegre a Natal, unindo pessoas de todas as idades em prol da educação e contra os contingenciamentos do orçamento divulgados pelo MEC no início do mês.

Como sempre, o Ministério da Educação deu o tom dissonante. Na véspera, divulgou nota desautorizando pais e responsáveis “a divulgar e estimular protestos durante o horário escolar” e estimulando “denúncias” contra quem tivesse tal procedimento. A demanda por educação pública de qualidade também foi demonstrada além das manifestações. Em Ribeirão Preto, mais de 20 mil alunos do ensino médio lotaram um dos shoppings da cidade para visitar a “Feira USP e as Profissões”, evento que tem como objetivo mostrar aos estudantes os cursos que a USP oferece (clique aqui para ler a matéria.) Abaixo, imagens sobre a manifestação pela educação em todo o País.

Em São Paulo: movimento com a energia da juventude

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Manifestações pelo Brasil

Belém (PA) – Foto: via Mídia Ninja

Belo Horizonte (MG) – Foto: Luiz Rocha via Mídia Ninja

Campo Grande (MS) – Foto: Gabriel Ribeiro via Mídia Ninja

Macapá (AP) – Foto:  Camilo Capiberibe via Mídia Ninja

Ribeirão Preto (SP) – Foto: Associação dos Pós-Graduandos / USPRP

Porto Alegre (RS) – Foto: via Mídia Ninja

Natal (RN) – Foto: via Mídia Ninja

Rio de Janeiro (RJ) – Foto: Gabriel Ribeiro via Mídia Ninja

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.